shutterstock_660492694

Pele Oleosa. Como cuidar?

A pele oleosa é aquela que produz sebo de forma excessiva e é um dos tipos de pele mais comuns no Brasil, resultando em brilho excessivo, poros dilatados e acne.

A pele mista é uma variação da pele oleosa. Caracteriza-se pela associação de áreas seborreicas com áreas de pele normal ou seca. Na zona T da face (nariz, queixo e testa) predominam áreas oleosas, enquanto o restante da face apresenta-se seca ou normal.

A melhor forma de controlar a oleosidade da pele é manter uma rotina de cuidados adequada para esse tipo de pele.

Várias causas podem piorar a oleosidade da pele como, a genética, tabagismo, má alimentação, distúrbios hormonais, exposição ao sol e até hidratação errada.

Com os produtos certos e alguns cuidados básicos, é possível controlar esse problema:

1- Lave o rosto pela manhã e aplique um hidratante próprio para a sua pele. Depois aplique um filtro solar para pele oleosa. À noite, faça o mesmo processo, dispensando somente o filtro solar. Um tônico sem álcool também pode ser indicado e, se fizer uso de maquiagem, retirar com um demaquilante apropriado para pele oleosa.

2- Não lave o rosto várias vezes ao dia. Faça o processo de duas a três vezes no máximo. Muitas lavagens ao longo do dia vão fazer sua pele produzir mais oleosidade para se proteger (é o chamado efeito rebote).

3- Invista em produtos para o controle de oleosidade e indicados pelo seu médico dermatologista. Existem vários produtos bons no mercado, inclusive produtos para redução de poros dilatados, alguns séruns antioxidantes e vitamina C para pele oleosa.
A combinação certa dos produtos também é essencial, pois, às vezes, a pessoa pode usar apenas produtos indicados para a pele oleosa, porém o uso simultâneo deles não é bem tolerado. Por exemplo, a pele pode não tolerar o uso de esfoliantes associados com uso de ácidos.
Dessa forma, o melhor é usar o que o seu médico dermatologista indicar, pois, para fazer a combinação correta dos produtos, ele irá avaliar sua pele, outras patologias associadas, idade, grau de envelhecimento da pele, presença de poros, etc.

4- Beba água e cuide da alimentação. Alimentos com alto índice glicêmico aumentam a oleosidade da pele e podem causar acne.

Nenhuma informação substitui a consulta dermatológica. Consulte seu médico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dra Lívia Lourenço⠀

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp