melanoniquia

Linha escura na unha: preciso me preocupar?

As alterações nas unhas podem indicar diversas doenças ou patologias no nosso organismo, mas também podem ser algo normal, sem gravidade. Assim, qualquer alteração no aspecto da unha deve ser avaliado por um dermatologista. A melanoníquia estriada é uma dessas alterações, no qual ocorre uma linha escura longitudinal na unha, variando de marrom a negro e pode surgir nas unhas por diversos motivos. O mais importante é descartar a possibilidade do temido melanoma ungueal, que é um câncer raro e agressivo, que deve ser diagnosticado precocemente.

A maioria das melanoníquias estriadas é benigna, causada pelo aumento de melanina na lâmina ungueal devido a sua maior produção pela matriz ungueal, que é onde a unha é produzida, logo abaixo da base da unha. A história da lesão é importante, e o dermatologista levará em conta o tempo de evolução, alteração de tamanho, história familiar, ingestão de medicamentos, traumas, etc.

A melanoníquia estriada pode ocorrer devido a vários fatores: questões raciais, traumas ou mesmo leve batida na base da unha, surgimento  uma “pinta” na matriz, por alguns medicamentos, por infecção por fungos, por algumas doenças ou, mais raramente, por lesão cancerígena, o melanoma ungueal ou melanoma acral.

O melanoma ungueal deve ser diagnosticado o mais precocemente possível, pois seu tratamento é cirúrgico e a cirurgia pode ser curativa, se for detectado em estágios iniciais. Em estágios mais avançados, pode ocorrer metástase e ser necessário inclusive amputação do dedo.

Alguns sinais podem indicar um possível melanoma: cor muito enegrecida ou linhas de diferentes cores, listras mais alargadas na base (em formato triangular) e irregulares, surgimento súbito, pigmentação escura atingindo a pele ao redor da listra (o que denominamos de sinal de Hutchinson).

O profissional mais indicado para avaliar é o dermatologista e, na suspeita de um possível melanoma, ele pedirá uma biópsia para confirmação diagnóstica e posterior tratamento.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp