OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cuidados com as unhas na quarentena

As unhas exercem importante papel no nosso corpo, uma vez que protegem nossos dedos de traumas e de infecções.O aparelho ungueal é formado por camada rígida de queratina e, principalmente nesse momento de isolamento, cuidar das unhas não é somente uma medida de higiene e beleza, mas também de saúde. A lavagem excessiva das mãos, o uso de álcool gel e o contato frequente com produtos de limpeza no domicílio podem ressecar muito as unhas e acabar danificando-as, tornando-as quebradiças e frágeis.


Então aqui estão algumas dicas para você cuidar das unhas, principalmente nessa época de quarentena:

– Tente manter as unhas curtas. Isso ajuda a evitar o acúmulo de sujeira, germes e bactéria nas unhas.

– Hidrate bem as unhas e as cutículas. Além dos hidratantes próprios para as unhas e cutículas, existem as ceras que você pode usar ao longo do dia. Isso evita que as unhas e cutículas fiquem ressecadas e consequentemente inflamadas. 

– Deixe as unhas ‘respirarem”. Já que você está em casa, tente ficar alguns dias sem esmalte. O uso excessivo de esmalte pode deixar a unha ressecada, quebradiça e esbranquiçada.
– Para retirar o esmalte, dê preferência para removedores sem acetona.

– Evite retirar a cutícula. Ela atua como barreira de proteção para as unhas, evitando a entrada microrganismos como fungos e bactérias. Quando removida, facilita a penetração de produtos irritantes e aumenta a chance de inflamações e infecções da pele ao redor das unhas.

– Não lixe a parte de cima das unhas, pois pode enfraquecê-las

– Use luvas para fazer os serviços domésticos, para evitar o contato com produtos de limpeza, inclusive detergentes e sabão em pó.  

– Beba bastante água! 

Se, mesmo assim, as unhas permanecerem quebradiças e fracas, agende um dermatologista para avaliar a saúde do seu corpo e das unhas e iniciar um tratamento específico. 

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp